quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sobre 2012

Esse ano foi bom! Cansativo, mas bom! Com esses 365 dias aprendi e vi muitas coisas que me fizeram crescer. Amadureci mais um pouco, deixei de ser tão calorosa pra endurecer um pouco o coração, mas não vejo isso de forma negativa. Ter um coração mais duro é se proteger de pessoas más intencionadas, essas que muito convivi esse ano. Conheci muitas verdades, descobri que há pessoas de todos os tipos, que talvez nem 50% do mundo seja bom.
Amei muito,  também tive muita raiva e talvez mais chorei do que sorri. Chorei escondidinho muitas das vezes por perceber que as pessoas que eu amo nem sempre me compreendem, e, assim, aprendi que isso é normal. Não somos máquinas programadas pra fazer sempre a mesma coisa.
Aprendi também que o silêncio é uma virtude. Estive em muitos lugares vendo muitas pessoas falarem de si e querendo ouvir que eu não conseguiria ser como elas. Descobri que tentar se gabar é inútil, e, que a única pessoa que tem que gostar do meu sucesso sou eu mesma. Vencer não tem que ser pra mostrar ao outro, tem que ser pra que nós mesmos nos sintamos bem.
Esse ano também descobri que pra conseguir alguma coisa é preciso se esforçar muito. Quebrar barreiras, vencer as dificuldades e se superar. Quando me dei conta disso, ainda havia tempo e fui recompensada.
Aprendi que é preciso escolher melhor os amigos, e que nem todos aqueles que vão na sua casa, conhecem sua família e guardam seus segredos, realmente são amigos. Descobri que não sou uma pessoa de sorte, pois todos os amigos que fiz, quase nunca os vejo, e, se eu pudesse contá-los não encheriam os dedos de uma mão. Percebo, assim, que preciso cativar mais amizades, das verdadeiras, pois o que tenho aos montes são colegas.
Ninguém é totalmente confiável, nem totalmente compreensível, por isso aprendi a viver no meio termo, tentando ser mais paciente, falando menos, curtindo mais o agora, mas nem sempre consigo. Por mais que eu tente, nunca serei perfeita. Só espero ser verdadeira comigo e com os outros, vivendo mais um ano, aprendendo, descobrindo, percebendo muitas coisas.
Que venha 2013!